Livros

3 - 4 minutes readCalliope Reaper-Jones– Misturando mitologias, religiões e humor

Reader Mode Text to speech

Esse artigo é dedicado a todos os xenites que assistem Buffy, a Caça-Vampiros (principalmente para os kittens.) Alguns spoilers dos livros da série Calliope Reaper-Jones, mas nada que possa estragar a leitura… eu acho.

Amber Benson não é um nome exatamente famoso. Seu trabalho mais conhecido foi na série Buffy, a Caça-Vampiros, onde ela interpretava a bruxa Tara Maclay. Mas sua carreira não se resume a esse único papel. Amber é dona de muitas habilidades: além de atriz, ela é produtora, diretora, escritora (e canta muito bem… impossível não se encantar com Under Your Spell, no episódio musical Once More, With Feeling).

Entre os diversos livros e HQs escritos por Amber Benson, está a série Calliope Reaper-Jones, que –por enquanto- conta com dois livros: Death’s Daughter e Cat’s Claw (sem títulosem português… Mas as traduções provavelmente seriam “A filha do Morte” e “Unha-de-gato”)

A série traz a história de Calliope Reaper-Jones (duh!), filha do presidente da Death Inc. -Morte S.A.? -. Por esse motivo, Callie é imortal. Tudo que ela quer é uma vida normal: viverem Nova Yorkem um micro-apartamento normal, tendo um emprego horrível normal… Mas é óbvio que Callie falha miseravelmente. A heroína sempre se vê obrigada a se envolver com o mundo sobrenatural que envolve a vida de sua família.

Nem me arrisco a tentar falar do primeiro livro, Death’s Daughter, por que esse eu ainda não li. Mas Cat’s Claw é outra história.

 

Amber Benson e os livros da série Calliope Reaper Jones

As confusões começam logo no primeiro capítulo, com Callie recebendo uma chamada telefônica pra lá de bizarra. Depois ela se encontra com Cérbero, o guardião de três cabeças do Portão Norte do Inferno.

Cumprindo uma tarefa arriscada (no livro anterior), ela roubou um dos filhotes de Cérbero, a fêmea Runt/Giselda. Por causa disso, a filha do Morte agora tem uma dívida com Cérbero. E para quitá-la, Callie é enviada atrás de uma alma perdida, um egípcio chamado Senenmut. A tarefa até seria fácil, se não fosse um detalhe: Callie precisa dar uma de Jack Bauer, porque tem um prazo de apenas 24 horas para cumprir sua nova missão. Se falhar, ela será obrigada a assumir o lugar de Cérbero como a nova guardiã do Portão Norte.

E essas 24 horas são emocionantes. Callie viaja para o purgatório, para Las Vegas e até para o Egito Antigo, tentando resolver todos os mistérios que envolvem a morte e a vida de Senenmut.

A história é cheia de reviravoltas, e o humor auto-depreciativo de Calliope dá a tônica do livro. Uma das características mais marcantes, contudo, é a mistura de diferentes mitologias e religiões. Abusando de sua criatividade, Amber Benson criou um mundo fantástico em que deuses egípcios, hindus e gregos se relacionam, fazendo aquilo em que são experts: se meter na vida humana, ajudando ou atrapalhando.

O grande problema é que os livros não estão à venda no Brasil. (Eu precisei de muita sorte pra ter o meu Cat’s Claw.) Mas quem conseguir colocar as mãos em um exemplar não deve desperdiçar a oportunidade: é uma leitura que compensa. O leitor provavelmente vai ficar com um sorriso bobo enquanto acompanha as aventuras da filha do Morte, e nem perceberá que o fim do livro está chegando, de tão empolgante que é…

E, só para concluir o artigo, vale a pena falar que, a cada lançamento dos livros da série Calliope Reaper-Jones, Amber faz algumas “promessas” para seus fãs/leitores. Quando saiu Death’s Daughter, ela prometeu que assim que o livro atingisse 85 resenhas no Amazon, ela colocaria no youtube um vídeo dançando e cantando Macarena. O resultado está aí embaixo:

 http://www.youtube.com/watch?v=Ei5Xpc6QfFQ

Agora, para o Cat’s Claw, a aposta é mais complicada. Quando o livro atingir a 200 resenhas, Amber nos dará um vídeo cantando Under Your Spell, a música que Tara cantou no episódio musical de Buffy.

Bem que os atores e atrizes de XWP podiam fazer alguma coisa assim também, né? Imaginem o Ted Raimi regravando Dancing in the Moonlight, para promover sua web-série Playing Dead

            Então, fica aí a dica de leitura, xenites. Um beijo e até a próxima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *