[Re-Up] O Passado Cronológico de Xena
Publicado originalmente em 10 de Setembro de 2012. Atualizado e revisado 07/01/2024.
Olá, Xenitaida!
Pow Padovini e Chapo Pausch
(A qualidade do vídeo pode ser alterada nos controles do player)
Vamos conversar um pouquinho sobre o passado de Xena? O que ela fez antes de conhecer Bórias? E em que momento da vida ela foi uma Valquíria? Quando ela conheceu Akemi?
Pois é, eu e a Chapo estávamos um dia conversando sobre isso e começamos a fazer nossas anotações em um sulfite rasgado com uma caneta bic vermelha e no meio de muitas risadas e coca-cola tivemos a brilhante ideia de fazer um vídeo com as “provas” que o seriado nos dá. Para isso avaliamos várias evidências, desde as armaduras até o porte ou não do chakram, que propositalmente ou não, nos permite criar uma linha cronológica lógica desde o dia que Amphipolis foi atacada até o dia que Xena decide recomeçar. Para isso foi necessário inclusive e talvez fundamentalmente o uso de alguns crossovers de Xena em Hércules, especificamente os episódios “Armaggedon Now I , The Warrior Princess, The Gauntlet e Unchained Heart”, então Xenites que não viram esses episódios, borá lá assistir pra entender ok?
Então vamos começar com os trabalhos:
Depois que o sem graça e decepcionante Cortese atacou Amphipolis na batalha que tirou a vida de Liceus, Xena foi tomada por fúria e revolta, tornando-se uma conquistadora, alguns a veem como uma pirata, realizando saques com seu exército que até então nem era lá grandes coisas… Saqueavam simplesmente para arrecadar riquezas e defender Amphipolis. Em um desses saques na cidade de Neapolitas, Xena acaba se deparando com o (filho de uma bacante manca… ops .. sorry) Júlio César… Pronto… tá armado o circo.
Xena “sequestrou” César, e no caminho até as tropas que pagariam o resgate, Xena se depara com uma intrusa em seu navio, uma escrava fugitiva que desceu a porrada na galera… era M’lilla a pessoa que ensinou a técnica que um dia viria a ser ponto de referência à nossa guerreira: Os pontos de pressão. Xena pouparia a vida de M’lilla em troca de conhecimento, afinal conhecimento é uma arma.. né? E foi assim que aconteceu.
Nesse meio tempo, César com sua filosofia de separar a emoção da mulher de sua sensibilidade conseguiu ganhar a empatia de Xena, que acabou querendo conquistar o mundo ao lado de seu novo melhor amigo/aliado/amante. Pois é gente, a M’lilla tentou avisar com seu idioma super fácil de entender que César não era flor que se cheirasse mas… Xena não ouviu e sim, PASMEM, foi traída.
Julio César mandou crucificar e quebrar as pernas de Xena numa praia junto com todo o seu “exército”, por sorte M’lilla não tinha sido capturada e salvou sua amiga levando-a até um curandeiro, Niglio, que delicadamente colocou os ossos de Xena no lugar e com uma acupuntura super blaster eficiente tratou-lhe as pernas.
Mas o corpo de Xena morto na praia era um troféu para César, que enviou seus soldados à procura dela. Na luta M’lilla se sacrifica por Xena que, por sua vez, é tomada pelo ódio e se torna nossa Evil Xena (que a propósito é ótima!). Tudo isso acontece no episódio Destiny da 2° temporada sendo datado há “Dez invernos atrás” e nas redondezas do que seria hoje a Itália.
Continuando: com as pernas quebradas e a alma despedaçada, Xena seguiu pro leste em busca de vingança. Lá pela Mongólia Xena (manca) intera-se à um exército liderado por Borias que era “casado” com Natasha com quem tinha um filho chamado Belach. Seduzido por Xena, Borias abandona seu exército e família rumo ao oriente. Isso nos é revelado no episódio “The Last of the Centaurs” da 6° temporada. Já na China, Xena e Borias resolvem sequestrar o filho de Ming-Tsu, o Líder da casa de Ming, lucrando com o resgate. Xena é traída (denovo) dessa vez por Borias, e acaba sendo caçada como um animal pelo pai do garoto. Xena, manca, em seu desespero fugindo dos cães que a caçavam, é salva por Lao Ma, a pessoa que lidera o reino de Lao. Lao Ma acredita que Xena está destinada à grandes feitos e usando seu poder cura-lhe as pernas e a convida para ajudar a proteger seu reino sendo sua “ Princesa Guerreira”. Xena tomada pelo desejo de vingança joga tudo pro ar e mata Ming-Tsu, e tenta matar Ming Tien o menino sequestrado que é filho de Lao Ma, e… como toda mãe que protege o filhote Lao Ma vira o bicho e como se fosse um Maestro (literalmente) dá um surra em Xena. Tudo isso acontece nos episódios “Dívida de Honra parte I e II” da 3ª Temporada.
Deixando a China, Xena e Borias ouvem falar de uma terra que chamavam de “a terra do sol nascente”(Japão) motivada pela ideia de uma terra nova à conquistar e ainda na vibe de lucrar com sequestro de filho de gente importante, lá vai a Xena (sozinha) sequestrar a Akemi (quem quer enfiar palitos de dentes embaixo das unhas dela levanta a mão!!!).
Depois de ensinar os pontos de pressão à Akemi, a própria mata o pai, (ou seja, não tem mais ninguém pra pagar o resgate nem pra isso ela serviu) e se mata, mas antes pede à Xena para levar suas cinzas no templo da família para resgatar sua honra. Os Japas ficaram revoltados, não queriam deixar, as cinzas se perdem e Xena criativa como sempre usa seu “sopro de fogo” pela primeira vez (cronologicamente) e dá uma prévia do que aconteceria em Cirra anos Depois… queimando todo mundo. Essa parte da história nos é apresentada em “ A friend in need” Temos no final desse episódio uma Xena de Cabelos curtos. Sim… é importante.
Frustrada e irritada Xena volta para Borias e juntos eles rumam pro Ocidente ganhando fama e poder. Lá pelas bandas da Sibéria, de cabelos longos( cresceu na viagem) Xena conhece Alti… uma Amazona Xamanesa, com poderes obscuros que seduz Xena com promessas de torná-la a destruidora de nações. Xena está grávida de Solan. Atendendo às exigências de Alti e contrariando Borias, Xena mata as amazonas do norte na tentativa de obter poder. Vale lembrar que foi aí que Solan ainda na barriga da mãe foi amaldiçoado por Alti a nunca conhecer o amor do pai e nem da Mãe(Bitch!). Episódios: “Adventures in the Sin trade I e II”.
Xena toma conhecimento da existência da “Pedra Ixion” (mais sobre ela em “Orphan of war” 2ª Temporada) e parte em busca desse artefato que segundo Alti (especulação) lhe daria poderes para se tornar a destruidora de nações. Xena então gravidisíssima entra em Guerra com os centauros (detentores da pedra). É a famosa batalha de Corinto. Contrariado e em discordância com as atitudes da mãe de seu filho, Borias muda de lado e alia-se aos centauros. Em meio à batalha Solan nasce e Borias morre no caminho entre seu assassino e seu filho(triste!!!).
Xena, agora com algum instinto maternal entrega seu recém nascido à Kaleipus para ser criado com os centauros e assim ficar longe dos inimigos de sua mãe. Episódio: “Past imperfect” 4ª Temporada (E Orphan of War). Atenção ao fato de que até agora Xena usa a armadura clássica de “evil Xena” .
Com a morte de Borias diante de seus olhos, e o abandono de seu filho, Xena segue sozinha para o norte. Sem o menor resquício de sentimentos e sem expectativas a não ser o de encontrar e conquistar até ser conquistada, Xena conhece Odin que a torna uma Valquíria. Xena forja o Anel em Reingold e fica claro que ela havia abandonado o amor. (Especula-se que em algum momento entre Corinto e Odin, Xena ganhou o Chakram e a Espada de Ares, já que durante a explicação de Brunhilda à Gabrielle a respeito de quem era Xena a Valquíria, por algum motivo, os escritores querem que notemos o Chakram e a espada como armas de Xena, porém como Valquíria Xena não faz uso do Chakram, talvez não soubesse ainda, ou talvez simplesmente não quis usar… embora eu usaria contra a Grinhilda, vocês não? OK.) Episódios “The Ring, e The Reingold” 6ª Temporada.
Sem anel e sem vontade de aprender a gastar toda a energia de seu corpo para se tornar uma chama que queimaria pra sempre… Xena abandona as Valquírias e ruma à Grécia onde de armadura nova, deixa Talassa pra morrer, sendo devorada pelos Caranguejos (sem amor mesmo). Vale ressaltar o porte das novas armas. Episódio “ Tied up and Locked down” 4ª Temporada.
Seguindo na Cronologia nos apegando à pequenos detalhes que podem ser grandes ferramentas pra desvendar o quebra cabeça do passado da nossa guerreira, Xena aparece no episódio “Armageddon Now II” de Hércules, no momento em que se exército já com Darfus como subordinado, atacava Cirra, (uma longa história) Xena desfila com a mesma armadura que usava no episódio que citei anteriormente quando falamos de Talassa e usa o Chakram com maestria porém com certa admiração ao poder de sua arma…ao menos é o que ela me passa quando admira a arma antes de lançá-la em Iolaus e depois que o pega devolta. Vale ressaltar que nesse episódio Xena num diálogo com Ares falam sobre o a vinda de um campeão para impedir Xena de continuar suas conquistas, ela então retruca dizendo que só teria que matá-lo, entendo essa passagem como uma dica de que Hércules já preocupava Ares. Atenção também ao fato de que Darfus já faz parte desse exército.
Pensando agora nas vestimentas vamos recapitular: Xena abandona sua armadura de Evil Xena Clássica somente quando se torna uma Valquíria. Ao abandonar Odin e retornar à Grécia com armas novas adquire um modelito novo ( já tava na hora né?). Isso explica a roupa que ela usa na época da Talassa e Cirra.
Continuando: Xena com seu exército finalmente enfrentam a Horda (único episódio de Evil Xena em Flash back com a armadura tradicional de Xena como nós a conhecemos) Episódio: “The Daughter of Pomira” 4ª temporada. Nesse episódio Pilli, a filha da horda, aparenta ter seus 12 anos, e a informação é que ela foi sequestrada quando tinha seis anos de idade. Se pensarmos que Xena enfrentou a horda uns 2 anos antes de conhecer Gabrielle, e a história de Pilli é contada na quarta temporada E CLARO considerarmos que em cada temporada passa-se em média 1 ano, teriamos essa história de Pilli sendo reencontrada 6 anos após ser sequestrada. UFA!
Finalmente, Xena resolve derrotar Hércules porque já tinha feito de tudo um pouco na vida e queria agora um dos maiores desafios que poderia encontrar: Derrotar o filho de Zeus. Nessa trilogia de Hércules, Xena é forçada a passar pelo ritual “The Gauntlet” uma vez que seu subtenente DARFUS (entendeu poque era importante ressaltar que ele fazia parte do exército lá em Cirra?) quer usurpar o seu lugar como Líder do exército. Hércules convence Xena a mudar de lado e a lutar pelo bem. Darfus vira ração e Xena decide começar a consertar seus erros. Episódios: “The Warrior Princess”, “The Gauntlet” e “Unchained Heart”. Depois disso… ESPECULA-SE que Xena vagou pela Grécia, até que decidiu voltar pra casa… desistir de tudo. E… conheceu Gabrielle!
É isso aí gente, agora assistam o vídeo, foi feito e editado com o maior carinho. Tentamos ser o mais fiéis possíveis aos fatos, e não à especulações de nossa parte. Afinal queríamos uma cronologia mais fiel possível! Obrigado galera por prestigiarem nosso trabalho lendo esse artigo e por favor, comentem. Abraços à todos. 😉
12 Comments
Shion Malfoy
Parabéééééns, deu um trabalhinho né, ficar vendo todos esses detalhes na série para montar um quebra-cabeça meio complexo que é esse passado de Xena. Muito bom, tinha coisas como as armaduras que nem tinha notado ao todo e ainda não assistir a todos os crossovers de XWP com o Herculão -.- Vou ter que ir a cata!
Mary Anne
Artigaço, e video muito bom!
Sugiro pra quem tiver tempo e vontade, verter esse texto pro Inglês. Nas minhas peregrinações em fóruns gringos sempre vejo o povo procurando uma explicação lógica para a cronologia de Xena e não chegando em nenhuma.
Parabéns Pow e Chapo!
Alê Chmiel
Mary, posso fazer a tradução do artigo… tu me ajuda na revisão? Beijos!
Daiane
Sempre achei o passado de Xena mto complicado, difícil de entender. Esse texto foi uma luz.
Mára Núbia da Silva
Uau!!!!!!!!!!!!!! Muito boa mesmo!!
Eu não consegui ver esta lembrança sobre a Horda até hoje e não tenho muita certeza de que ela enfrentou a Horda uns dois anos antes de conhecer a Gaby (não entendi a explicação !! dããããã eu, mas um dia eu entendo) É super bom este artigo e faz a gente repensar a história dela. Onde tem esta imagem da Cirene batendo nela junto ao Liceu???? Brigada aos dois e tbm pra RX.
MARA NUBIA DA SILVA
Uau.
Eu não canso de amar este artigo e agradecer autores e RX.
Parabéns e obrigada.
Alê Chmiel
Não assisti ao vídeo, mas li todo esse artigo esclarecedor (e lindo!!) e já combinei com a Mary Anne de traduzi-lo e ela revisá-lo. SEMPRE quis ver algo assim, pois quando era mais novo ficava perdido demais com esses vira-tempos no meio da série. Creio que os produtores nem se importavam muito em esclarecer exatamente quando esses fatos ocorreram na vida da Xena – mas vocês, sim! E que trabalhão deve ter dado, parabéns!! Vocês certamente acabaram de mudar a vida de muitos Xenites que agora compreendem a evolução da nossa heroína!
Robson Cardoso dos Santos
O que me deixa indignado é a roupa da Xena “boa” (pós-HTLJ) no flashback da horda na 4a temporada! Preguiça da produção em resgatar uma armadura das antigas? Acho que não, pq reusaram a clássica lá no Haunting of Amphipolis!
Chapo
e bota Coca Cola nisso!
Luis
Exatamente do que eu precisava! Memória anda meio fraca.
Jéssica Cristina
Cara, muito bom, por enquanto só li o começo do post e vi o vídeo, mas amanhã leio com muita calma tudinho, prometo.
Eu achei que algumas partes ficaram confusas, mas provavelmente isso é culpa do próprio seriado que nunca explicou essa cronologia e talvez tenha deixado de lado em alguns momentos…
Realmente tiveram um trabalhão, parabéns e obrigada 😀
Jéssica Cristina
PS: cheguei aqui através da página no facebook: https://www.facebook.com/pages/Xenite-da-Depress%C3%A3o/395733153819476