O mundo do disco
Essa matéria foi publicada originalmente na The Official Xena Magazine, edição 16, de março de 2001. Material gentilmente disponibilizado por Nicole Barker, no site When Hearts Collide.
Nossa investigação sobre o chakram continua, enquanto o designer de objetos Roger Murray revela como a arma letal de Xena apareceu na série e nos dá um guia passo a passo para seu desenvolvimento, do esboço à tela.
Entrevista por Kate Barker.
Os chakrams que Roger Murray fabrica podem não ter sido usados na Índia antiga – ou mesmo na Grécia antiga, aliás – mas o local onde são usados é provavelmente a segunda melhor opção. Como designer de adereços de Xena: Warrior Princess, Murray literalmente reinventou a roda.
O chakram, que, como Murray aponta, “é baseado em um objeto histórico”, recebeu muitos nomes no passado, incluindo chacarani, chakra (sânscrito para ‘roda’), war-quoit e, claro, no Xenaverse, como o humorístico ‘shamrock ‘ (chucrute, na dublagem ) e ‘coisa de matar redonda’. Mas Murray simplesmente chama isso de adereço, e em seu domínio (isto é, o departamento de adereços de Xena), há cerca de 50 deles sempre em estoque.
Sim, até o chakram tem dublês. Mas falaremos mais sobre isso depois…
A ideia do chakram como arma registrada de Xena veio do produtor executivo Rob Tapert e do designer de produção Rob Gillies. De acordo com Gillies, surgiu da exigência de Xena ter uma arma de arremesso que voltasse para ela.
O chakram evoluiu combinando a forma circular da antiga arma indiana com as qualidades aerodinâmicas de uma antiga arma aborígene australiana: o bumerangue. “Quando começamos a olhar os personagens mitologicamente, começamos a pensar nos tipos de armas que eles teriam usado”, explica Murray sobre a evolução das armas. “Quando você volta para diferentes culturas, essas armas podem ser vistas como objetos bastante genéricos – como um círculo básico ou algo assim. Então eles vêm de elementos bastante simples. Nesse aspecto, o chakram é realmente um objeto muito simples.”
Para os propósitos do show, o chakram eventualmente se tornou um pouco mais fantástico em termos do que poderia fazer. “Minha ideia era que ele seria capaz de fazer uma grande variedade de coisas durante o vôo e depois retornar para Xena”, diz Murray sobre seu conceito inicial para o chakram. “Isso faz parte da magia de como funciona um bumerangue e do poder do próprio chakram.”
Tanto no mundo real quanto no Xenaverse, o chakram está associado a forças e energias místicas, e isso tem sido mais aparente nos episódios de Xena apresentando e referindo-se aos ensinamentos espirituais da mentora de Xena, Lao Ma.
“Vejo o chakram como sendo influenciado por um misticismo asiático que Xena acabou herdando através de sua própria espiritualidade”, comenta Murray. “Isso identifica aquela parte dela, está encapsulado em seu chakram. Uma espada, por exemplo, é muito mais européia e tem mais a ver com as cruzadas, enquanto o chakram é algo que fundamenta Xena na filosofia oriental.”
A influência dessa filosofia fica ainda mais forte no final da quarta temporada, quando o chakram original é quebrado em dois no episódio Idos de Março, talvez simbolizando a quebra de Xena quando César crucifica ela e Gabrielle. No episódio Chakram da quinta temporada, Xena perdeu o lado negro de sua alma, e ela só é curada quando o chakram quebrado é fundido com o chakram da luz, formando um modelo novo e melhorado, completo com o símbolo oriental do yin yang.
“Tinha a ver com a direção que estavam dando ao programa”, explica Murray sobre a decisão de criar uma nova versão do chakram. Mais uma vez, foi Rob Gillies quem criou a semente inicial e Rob Tapert quem contou a história. “Tudo se resume àquela filosofia oriental: yin e yang; mais orientado para a China. Basicamente. fazia parte da história de Xena ter que lidar com sua dualidade.
“É simplesmente uma representação simbólica”, ressalta Murray. “Por exemplo, uma espada representará muitas coisas para muitas pessoas sem dizer nada. Um símbolo é exatamente a mesma coisa e é por isso que colocamos símbolos ao nosso redor o tempo todo. O yin-yang é algo bastante artificial, em certo sentido, mas também é algo muito conhecido e facilmente identificado. O chakram não é apenas uma arma – acabou sendo um símbolo dos objetivos e jornadas de Xena. É realmente um conceito incrivelmente simples.”
Conceitos Imaculados
Pode ser um conceito “incrivelmente simples”, no que diz respeito a Murray, mas dada a importância simbólica do chakram de Xena no show como um todo, deve ter havido muita pressão sobre o departamento de adereços para chegar ao ponto certo do disco mortal de Xena. “Meu trabalho é decifrar o que o produtor e o designer de produção desejam”, diz ele, “com base na história e na visão que eles têm dela, e então transformá-lo em um elemento físico que pode ser usado no set para ajudar a contar a história.
“Como criador de adereços, você tenta pegar a ideia e visualizá-la”, explica Murray. “Pego aqueles elementos que já conheço sobre o próprio programa e coloco-os no objeto para que pareça algo que poderia ser daquele tempo. Também precisa parecer que poderia realmente ter sido feito naquela época.”
“Então eu olho para os materiais básicos, bem como para a proporção, a escala e esse tipo de coisa. São realmente os aspectos simples da arte. Eu incorporo todas essas coisas no que é apenas uma ideia e, depois que essa ideia é aprovada pelos produtores, eu a transformo em um objeto físico que representa a ideia.”
Retirando todos os adereços
Então, como fazer um chakram – ou vários chakrams, aliás?
“Em primeiro lugar, você precisa criar um modelo”, explica Murray, “geralmente de madeira personalizada ou resina de uretano. Então nós o transformamos e moldamos. Depois de moldado, colocamos o desenho e o padrão nele: todas as ranhuras e gravuras e os buracos onde as peças de paua [abalone] entram. Isso é para que, quando a moldarmos, todos os elementos já estejam no molde, para que não tenhamos que perfurar ou recortar cada arma que fabricamos novamente.”
Não é um trabalho rápido, de forma alguma. “O modelo original levou cerca de oito horas para ser feito”, lembra Murray. “A confecção do molde demora cerca de três horas, mas leva cerca de um dia e meio, porque o silicone demora bastante para secar.”
“A partir do original, pegamos um molde de borracha de silicone e produzimos cópias do chakram em pelo menos três tipos diferentes de espuma de uretano: dura, média e macia. Todos eles terão um pedaço de aço suspenso dentro deles para mantê-los juntos e dar-lhes peso suficiente.
“Haverá cópias que terão cordões dentro delas para que possamos passá-las pelas cordas para obter efeitos de vôo. Existem cópias de alumínio fundidas em areia, que depois polimos e pintamos. Temos cópias feitas de resina ou outro uretano bem duro, como fibra de vidro, que eles usam nas acrobacias. Esses são usados para coisas como ferimentos no peito onde Xena joga em alguém, bate no peito e fica lá… ou vai contra a parede e fica lá.”
Parece um tanto doloroso, mas felizmente nem os atores nem os dublês realmente ficam com essas coisas presas no peito. No entanto, um chakram de metal duro obviamente causaria uma boa quantidade de dano se atingisse você, daí a necessidade de várias versões da mesma arma.
“Existem cinco ou seis materiais diferentes com os quais faremos o chakram”, expande Murray. “Espuma dura, espuma macia, espuma média, resina para cordames e efeitos especiais como faíscas, e alumínio para close-ups. Temos um estoque deles, porque os macios podem quebrar ou se desgastar. Os de espuma dura e de alumínio serão repintados e reciclados para uso posterior. No set, ambas as unidades possuem dois chakrams de alumínio, dois chakrams de espuma dura, dois chakrams de espuma macia e um chakram de acrobacias prontos para uso em todos os momentos.”
Como se isso não bastasse, novos chakrams são feitos praticamente o tempo todo. “Um chakram de espuma dura geralmente dura cerca de quatro ou cinco episódios”, diz Murray, “enquanto um chakram de espuma macia pode durar apenas dois episódios, dependendo de como é a ação. Os de espuma macia – que são feitos para arremessar sem danificar o aparelho ou machucar ninguém – não duram tanto. Eles começam a deteriorar-se mais rapidamente, mas são muito mais seguros. Isso significa que temos que fabricar muito mais armas leves do que armas pesadas.”
Na verdade, os adereços de chakram mais duros podem durar vários anos. “Ainda temos chakrams de alumínio da primeira temporada”, revela Murray. “Também fabricamos menos alumínio porque são usados apenas para estabelecer planos; eles nunca são jogados.
Falando sobre os diversos pontos fortes desses objetos, Murray enfatiza a necessidade de segurança no uso prático. “Um chakram macio – de espuma – é feito para não machucar ninguém. Todos eles são, na verdade, mas há um grande peso nos de alumínio.” Murray explica que no set, os chakrams de metal mais pesados – assim como todas as armas usadas em Xena – são manuseados apenas por profissionais experientes e nunca usados em situações potencialmente perigosas. “Não tente fazer isso em casa”, avisa Murray, que sabe do que está falando.
Efeitos redondos
É claro que muitos dos efeitos fantásticos do chakram não são exatamente alcançáveis no mundo real. Para começar, em apenas uma cena com a arma, vários chakrams diferentes podem realmente ser usados nas várias capturas.
“Haverá uma de alumínio para estabelecer a primeira tomada”, explica Murray, “que provavelmente é um close de Xena segurando-a. Haverá um suave para ela jogá-lo fora da tela. Depois, haverá uma espuma dura em um equipamento contra uma tela azul, para mostrá-la girando.”
Esta captura de tela azul exigirá algumas imagens geradas por computador, mas isso será feito posteriormente na pós-produção. “Haverá uma cópia eletrônica que vai bater na cabeça do cara e ricochetear, por exemplo, e então voltaremos para a cópia impressa, pois ela irá para outro lugar e, finalmente, uma de resina será usada para uma panorâmica, batendo em uma parede ou fazendo qualquer outra coisa que quisermos.
Com todas aquelas cópias da mesma arma, parece que o chakram tem mais dublês do que a própria Xena!
As diferentes tomadas nem sempre são filmadas em ordem, especialmente se houver efeitos visuais a serem adicionados posteriormente. “Filmamos em diferentes componentes”, continua Murray. “A pós produção talvez atire em um chakram real em uma plataforma, girando contra uma tela azul. A unidade principal fará a tomada de início com Lucy; dependendo de como está programado – pode ser uma tomada intermediária de lançamento duplo. Está muito fragmentado; depende da sequência.”
Ok, então ele pode ser lançado e atingir coisas. Mas exatamente quanto da ação é realmente possível? Segundo Murray, muitos dos arremessos são acertados fisicamente. No entanto, a conveniência da tecnologia certamente contribuiu para o avanço das habilidades do chakram.
“O componente CGI é algo que se tornou mais importante na quarta e quinta temporadas”, admite Murray. “Anteriormente, muitos dos tiros eram na verdade tiros físicos da unidade principal e da segunda unidade, muitas vezes em plataformas, em um fio, girando e acertando um cara na cabeça e explodindo – esse tipo de coisa. Hoje em dia pode ser apenas uma cena simples com um elemento CGI.”
Ah, os muitos e variados talentos do chakram. Assim como Xena, possui muitas habilidades. Mas há uma coisa que um chakram não pode fazer – pelo menos não fora do Xenaverse. “Ele não vai voltar”, diz Murray com um sorriso. “Posso te dizer isso com certeza!”
E você Xenite, o que acha de concorrer seu próprio chakram impresso em 3D com acabamento artesanal e ajudar na manutenção da Revista Xenite? Confira a nossa ação!
One Comment
Amanda
“o de alumínio não será jogado”. Ainda bem né 😂😂😂😂😂😂😂