Guia de Episódios

4 - 6 minutes readGdE: Temporada 01x Episódio 15: A Princesa e a Guerreira

Reader Mode Text to speech
Esta é uma imagem de uma mulher caracterizada como uma guerreira. Ela está vestida com uma armadura detalhada que inclui uma peitoral de metal, protetores de braço, e uma saia de couro com tiras penduradas. Ela também usa botas altas e tem uma espada na mão direita. A expressão dela é séria e determinada, transmitindo uma postura de prontidão e força. Há cortinas escuras ao fundo, sugerindo que ela pode estar em um cenário de palco ou estúdio. Ela parece estar posicionada para ação ou em meio a uma cena dramática. A armadura e a ambientação evocam um tema de fantasia ou de um período histórico estilizado.

EPISÓDIO Nº. 15
Temporada 1, episódio 15
Series 115

Nome em Português: A Princesa e a Guerreira

Nome em Inglês: Warrior… Princess

Nº de Produção: 76921
Nº do Roteiro: 116
Datas aproximadas de gravação: Novembro-Dezembro 1995

Data da primeira exibição do episódio: 05 de Fevereiro de 1996.

SBT: 1996-1997*

Convidados Especiais

Elenco Regular

Créditos

Sinopse

A Princesa Guerreira descobre que a vida da nobreza pode ser um verdadeiro incômodo quando ela se passa por uma princesa muito parecida com ela, cuja vida foi ameaçada por assassinos.

Xena troca de lugar com uma princesa que é incrivelmente semelhante a ela para desvendar uma série de tentativas de assassinato recentes.

Xena troca de identidade com uma princesa sósia a fim de derrotar os assassinos que ameaçam a jovem.

Assassinos ameaçam a sósia de Xena, uma princesa.

Fofocas

Em 8 de março de 2000, Steve Sears, ex-co-produtor executivo de XENA, participou de um fórum na internet por volta do dia 4 de fevereiro de 2000, sob seu pseudônimo Tyldus, e compartilhou o seguinte:

[respondendo a esta pergunta] (E o que você acha da edição dos episódios pelas emissoras de TV?)

Entendo que, no exterior, isso é um grande problema. Cada país tem seu próprio tempo de duração para programas de TV. E, às vezes, é menos do que o tempo que fornecemos. Então, as empresas locais cortam o que consideram desimportante ou inapropriado. Infelizmente, não há nada que possamos fazer a respeito. No entanto, sei que isso também aconteceu aqui nos EUA, com algumas emissoras querendo encaixar mais espaços publicitários à nossa custa. A Studios USA toma providências contra essas emissoras quando isso ocorre…

…Outra vez, em “Warrior…Princess”, havia uma ótima fala no final de um ato em que o príncipe intervinha para proteger quem ele pensava ser a Princesa (mas era Xena). Ele diz algo como “Fique atrás de mim, isso vai ficar feio”. Atrás dele, vemos a expressão de Xena mudar e ela diz “Você não faz ideia!” Era uma fala excelente, mas foi CORTADA para ir ao comercial. RJ, Rob e eu estávamos ao telefone com a emissora imediatamente. Eles alegaram que foi um erro de cronometragem do computador e que consertariam. E fizeram… na próxima vez que aconteceu.

Diferenças de Roteiro

  • Não tivemos acesso a diferenças de roteiro aqui.

Pontos Altos

Princesa Diana: Isto é o meu objeto redondo matador.


Gabrielle: Chakram.


Princesa Diana: Saúde.

Análise do Episódio

Em um episódio memorável de “Xena: A Princesa Guerreira”, somos catapultados para uma trama recheada de confusões de identidade, intriga e, claro, um toque cômico inconfundível. Aqui, Xena, nossa guerreira destemida, encontra uma sósia de alta linhagem, Diana, em uma história que desafia as convenções sociais com um humor afiado e uma crítica sutil às disparidades de classe.

A ironia começa quando Xena, uma figura marginalizada pela nobreza, é convocada ao palácio para ajudar o rei, primo de Sísifo, conhecido por suas trapalhadas com a morte. A relutância inicial de Xena em ajudar a realeza se choca com sua missão de vida em auxiliar os oprimidos, especialmente quando descobre que o casamento de Diana pode ser a chave para libertar escravos. O dilema moral é palpável, mas temperado com uma dose saudável de humor.

Lucy Lawless brilha interpretando múltiplos papéis, incluindo Xena e Diana, além das variações de cada uma tentando se passar pela outra. A complexidade das performances é um testemunho da habilidade de Lawless, oferecendo momentos de comédia e drama na medida certa. O episódio se destaca por explorar “o auge do absurdo” com um humor que oscila entre o slapstick* e a comédia física, sem perder a essência dos personagens.

Um dos pontos altos é a interação entre Gabrielle e Diana, onde a inocência e a falta de conhecimento de Diana sobre o mundo fora do palácio são hilariantemente evidenciadas. Ao se referir ao chakram como “my round killing-thing”, Gabrielle prontamente a corrige, apenas para receber um inocente “Bless you” como resposta. Esta troca não apenas fornece um alívio cômico, mas também realça as diferenças entre os mundos de Diana e Xena, com Gabrielle servindo como elo entre essas realidades.

Este episódio de “Xena: A Princesa Guerreira” é uma pérola da televisão, misturando humor, ação e drama de forma magistral. Com personagens femininas fortes no centro da narrativa, a série desafia as expectativas e promove uma reflexão sobre poder, identidade e justiça, tudo enquanto nos faz rir. A habilidade de equilibrar temas sérios com humor não apenas torna o episódio memorável, mas também sublinha a importância da representatividade feminina em séries de TV, provando que mulheres podem ser, ao mesmo tempo, poderosas, complexas e incrivelmente divertidas.


Nota:

Slapstick é um estilo de humor que envolve comédia física exagerada e situações absurdas, muitas vezes incluindo acidentes cômicos, mal-entendidos hilariantes, e a utilização de adereços como tortas na cara, escorregões em cascas de banana, e quedas espetaculares. Caracterizado por suas raízes no vaudeville e no teatro de variedades, o slapstick se destaca pela falta de sutileza e pela ênfase na ação visual sobre o diálogo.

Este gênero foi popularizado no cinema mudo por ícones como Charlie Chaplin, Buster Keaton e os Três Patetas, cujas performances incorporavam acrobacias físicas e expressões faciais exageradas para provocar o riso. O slapstick continua a ser um elemento comum em filmes, desenhos animados e programas de televisão, atraindo públicos de todas as idades com seu apelo universal à comédia baseada em situações fisicamente humorísticas e inesperadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *