Astrologia Xenite

4 - 6 minutes readOS ELEMENTOS E XWP: FOGO

Reader Mode Text to speech

 


Por Diéssica Duarte Ribas

Na Grécia Antiga, há muito tempo, os filósofos tentavam descobrir qual era o primordial elemento que formava todas as coisas, até que o filósofo Empedócles de Agrinito chegou à conclusão que na verdade, tudo era formado por quatro elementos: Água, Fogo, Terra e Ar. Tendo relações íntimas – sem subtexto – com a astrologia, tive a idéia de complementar a relação que o estudo dos astros tem com XWP com pequenas comparações de cada elemento com episódios e personagens da nossa tão adorada série:

Os elementos são divididos pelos signos, de acordo com a personalidade e afinidade de cada um.

Fogo

Terra

Ar

Água

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

Este mês, vamos tratar do elemento:

Fogo 
As características que os nativos do elemento FOGO têm são principalmente a coragem, a impulsividade, o poder de ação e a paixão típica de suas chamas. 
Aspectos positivos: esse elemento possui muito carisma, tem muita energia e dinamismo. Os nativos desse elemento são intuitivos, autênticos, generosos, protetores e leais com os que gostam, inundando suas vidas de luz e calor. Gostam de agitação, de movimentação, e amam aventuras.  
Aspectos negativos: os “filhos” desse elemento podem ser mal interpretados pelas outras pessoas, pois não são seus fortes a explicação e a paciência. Além disso, a grande rebeldia permite que adorem experimentar, arriscar e improvisar, sendo por vezes impulsivos, fazendo coisas sem pensar nas conseqüências. São pouco práticos e organizados, não se preocupam muito com modelos e regras e preferem agir ao seu próprio modo. Às vezes são espaçosos, vão se alastrando e consumindo o que está na frente, como que o fogo, ao se espalhar. 
w 

 

O lado “FOGO” de Xena:

Ao ler esse resumo sobre o elemento FOGO, podemos perceber a aproximação que as características desse signo têm com as da personagem-título. Xena é forte, é aventureira, gosta de inovar, e acima de tudo protege com garra aqueles que ela ama. Organização com certeza não está nas suas virtudes. Além disso, Xena é muito impulsiva, apesar de aprender com Gabby o “outro lado da moeda”, se tornando calculista, mais uma característica do FOGO.  Sua presença é sentida a metros de distância, tamanha a sua imponência e autoridade.

s 

Personagem em XWP:

ARES

Bonito e galanteador, não gosta nem de preliminares – sem subtexto – . Sonha em ter Xena, e só não a teve mesmo pela existência de Gabrielle, pois sempre consegue o que quer. É por vezes engraçado, por sua extrema ironia. Gosta de aventuras e de ter tudo ao seu alcance, e se não tem, corre atrás até conseguir. É “sangue-frio”, não costuma ver o lado emocional das pessoas, por isso não as compreende. Sem dúvidas, se Ares tivesse um elemento, seria o Fogo. Além do poder que ele exerce sobre as pessoas, pois consegue ajuda-las da mesma forma que prejudica-as, tem grande poder de persuasão.

Episódios em XWP:

 BEEN THERE, DONE THAT: representa a persistência, ou seja, Xena não descansa enquanto não acha a solução do problema. Além disso, Xena não se deixa abalar pelas outras pessoas (Gabby e Joxer) que insistiam em dizer que ela estava “louca”, e que nada do que ela tinha de fato visto era real. Quando sabia do motivo da repetição dos dias, ela foi atrás, achou o que deveria fazer para parar com tudo aquilo, e, quando tinha tudo “sob controle”, tranqüilizou-se e não se importava com toda aquela guerra, pois sabia que nada iria seguir no próximo dia. Essa “tranqüilidade” quando se encontra a solução dos problemas, mesmo esses não terem sido de fato resolvidos, é com certeza uma característica explícita do elemento FOGO. 
ss 

 ONE AGAINST AN ARMY: Xena, num certo ponto do episódio, sabia que teria que enfrentar todo um exército, mas mesmo assim não desistiu, principalmente pela salvação de Gabby. Esse fato de ser, ao mesmo tempo, aventureira – pois nunca havia enfrentado um exército sozinha -, protetora – à ponto de não fugir da luta pra salvar a Gabby –, e calculista – Xena não iria simplesmente lutar na “cara e na coragem”, só com a espada e o Chakram… por isso mesmo, armou toda uma armadilha para que pudesse derrotar os Persas – é visivelmente virtudes do nativo de Fogo.

s 

 

HEART OF DARKNESS: esse episódio traduz explicitamente os nativos de FOGO. Numa missão quase impossível, Xena encontra a solução da forma mais agradável. Acaba tornando sua missão em uma tarefa prazerosa, apesar de ver Gabby com Virgilio. Isso faz vir ao caso falar que além do “dom” de tornar missões difíceis em prazerosas, os “filhos” do fogo podem ser adeptos da frase “os fins justificam os meios”, ou seja, para conseguir o que quer, Xena acaba humilhando Eve, e passando uma idéia totalmente errada sobre sua personalidade. Além de tudo isso, o comum entre Heart of Darkness e os nativos de Fogo é que ambos têm ou tiveram tarefas difíceis, aventuras difíceis, em que poderiam ou podem arriscar a própria vida.
s 

 

Relação com a série

XWP trata-se de aventuras que duas amigas passam para poder salvar as pessoas dos mais diversos males. Tendo isso em vista, a relação que o elemento FOGO tem com a série é simples: as aventuras. Morrer várias vezes e voltar à vida, enfrentar os mais difíceis vilões – é Callisto, é Alti, é Julio César, é Athena, é Ares,… -, ir para lugares novos, conhecer pessoas novas todo dia, enfim… Viver cada dia aproveitando ao máximo cada detalhe. Nesses quesitos, Xena Warrior Princess tem perceptível semelhança com as características do elemento Fogo.

Espero que tenham gostado! Até o próximo mês, quando o elemento a ser estudado será a ÁGUA. Beijos!

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *