Livros

4 - 5 minutes readThe End of the Whole Mess…

Reader Mode Text to speech

 

Por Mary Anne M.W.

The end of the whole Mess é um conto do autor Stephen King que mais tarde virou um episódio da série Nightmare and Dreamscapes.

Não se trata do tipo de terror onde monstros aparecem ou fantasmas vêem puxar os pés das pessoas.É um terror abstrato.Emocional.

O protagonista é Howard Fornoy, que conta em seu diário, a sua história junto de seu brilhante irmão boby, o “Messias”.
Bobby era uma criança prodígio, com capacidade criativa e curiosidade aguçadas ao máximo, mas enquanto sua mente era ativa e brilhante, seu sua alma era oprimida pelo mundo. Bobby sentia uma empatia pela humanidade que não tinha limites.As tragédias, a violência, as guerras, causavam no irmão de Howard uma depressão imensa.
Um dia Bobby chega na casa de Howard aos pulos, dizendo que havia descoberto a razão, e a solução para o mundo.
A razão era que os seres humanos são como vespas, e nào abelhas.Abelhas só ferroam para se defender e quando realmente não tem saída, soltam o ferrão como último recurso, porque após isso, elas morrem.Vespas são nervosas.Ferroam de imediato, vez após vez, e depois que soltam todo o veneno, elas continuam a ferroar, porque elas sabem que não vão morrer.
Com sua mente incansável Bobby fez um mapeamento das maiores zonas de violência do mundo e descobriu que os índices de violência em La Plata eram quase nulos e que a cidade nunca havia tido um crime violento.
Convencido de que a solução está na água da cidade, Bobby isola componentes químicos da água e descobre um componete que acalma uma pessoa ou animal zangado através da mínima exposição.
Através de suas pesquisas, Bobby concentra o composto químico da água de La Plata e com a ajuda de Howard, ambos jogam barris e mais barris do mesmo num vulcão que está prestes a entrar em erupção. Com a eclosão do vulcão, o vapor se espalha por todo o mundo e em pouco tempo ocorre uma massiva diminuição nas hostilidades por todo o mundo.
Meses depois, outro pesadelo começa.O mundo está mudado, não há brigas ou violência, mas a água ingerida, ou a qual as pessoas são expostas na chuva ou no banho começa a causar um estado de passividade fora do controle, que afeta o sistema nervoso das pessoas, causando demência e mal de Alzheimer, e resultando posteriormente em morte.

A história dessa tragédia é contada por Howard na última hora de sua vida, após ter tomado uma injeção letal. Após a perda de seus pais e do próprio Bobby, Howard não consegue suportar o peso de ver o mundo morrendo e saber que havia contribuído com aquilo, e desta forma, acaba com a própria vida.

Agora o caro leitor deve estar se perguntando o que tem a ver essa história com Xena Warrior Princess.
No final de Paradise Found, Gabrielle diz a seguinte frase “Eu sempre falei sobre a sua escuridão como se fosse algum tipo de doença.Mas sem ela, nenhuma de nós estaria aqui.É meio irônico”.Nesse episódio a passividade de espírito de ambas quase as tornou prisioneiras de “um reino encantado de gosto duvidoso”.O que as salvou foi a violência e a raiva latente de Xena.
Igualmente em Chakram, sem seu lado violento, Xena perdeu sua identidade, se tornou um ser perdido, descaracterizado.As pessoas tendem em dividiar as emoções em boas e más.Generosidade, alegria, amor, amizade são bons. Ódio, revolta, inveja, são maus.Mas não foi a revolta de Xena que salvou ela e Gabrielle em Paradise Found? Não foi a ausência de revolta, ódio, lado obscuro que deixou Xena perdida em Chakram, e que deixou a humanidade numa passividade decadente em “The End of the Whole mess”?
Vou citar a seguir o trecho de uma obra chamada “Vai amanhecer outra vez”, de Ricky Medeiros:

“O Amor é uma emoção boa.Mas amor em excesso leva à obsessão.Ódio é uma emoção má.Mas o ódio pode levar ao progresso e desenvolvimento.Odiar o preconceito, a intolerência, e a injustiça pode levar à evolução de toda a humanidade.Compaixão é uma emoção boa, mas muita compaixão cria um ambiente de imoralidade e irresponsabilidade.Revolta é má, mas a revolta contra a opressão e intolerância, tem ao longo da história, aberto caminho para a liberdade e para o crescimento.Inveja é má.Mas canalizada, a inveja pode levar ao progresso.Ao invés de ter ciúmes da vida de alguém, tente melhorar a sua.”

Em suma, o que tudo isso quer dizer é que não existe emoção completamente má ou completamente boa.O mundo não é preto e branco, e as “shades of grey” existem.O EXCESSO é que torna as coisas ruins.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *