Advogado do Diabo

5 - 6 minutes readDe caça de deuses à Vadia de Roma. A bitch filha da Princesa Guerreira é culpada ou inocente?

Reader Mode Text to speech

SHION Malfoy

For a Nation Xenite stronger!

Com essa frase tão bem conhecida do Xenaverse eu inicio mais um artigo para essa coluna que tem como missão n° 1 colocar na berlinda os vilões que causaram alguns estragos em XWP.

Não, não teremos aqui uma inimiga amazona, ou que um dia tenha sido. A mensagem acima é só porque recentemente a RX fez 2 anos, e com isso, mais força ganhamos. E a cada dia ficamos fortes, porque nunca deixaremos a chama guerreira apagar dentro de nós.

Mês passado estávamos por aqui falando sobre Gabrielle, nossa barda favorita, e o ‘acidente’ que resultou a morte de um jovem nas traiçoeiras areias do deserto. Observamos o quanto foi penoso para Gabby ver que se tornou uma guerreira movida pelos seus instintos. É a vida né…

Mas hoje, quem sentará no banco dos réus, é aquela procurada por todos os olimpianos, a que traria o Crepúsculo dos Deuses, ou melhor, o lado badass da filha de Xena, Livia, a Vadia de Roma.

Como sabemos, Xena engravidou do espírito santo quando Callisto, sua eterna rival, vira um anjo e reencarna como filha da Princesa Guerreira. Nasce então o bebê Eve, que posteriormente será perseguida pelos deuses por ser aquela que trará a fim deles.

Até aí tudo bem… O que? Até aí não está nada bem para nossa heroína. Essa ‘temporada de caça ao bebê’ acaba forçando Xena a tomar medidas drásticas, como encenar sua própria morte, bem como a de Eve e de Gabrielle. Mas tudo sairia perfeito se não fosse pela intervenção de Ares, que congelou X&G por 25 anos.

Eve então é criada por Otávio, que será o ‘visionário’ futuro líder de Roma. Já sabemos da fama que Roma tem nos ancient times e seus governantes nada convencionais. E com ele não será diferente.

O bebê Eve morre para o mundo e nasce Livia, a protegida do Imperador. Primeiro de tudo: ela se tornou guerreira por causa de Otávio. Xena não possuía um ‘plano B’ caso sua encenação de morte desse errado. Mesmo assim, o romano ficara com os cuidados da criança, ele tinha responsabilidades pelo futuro daquele bebê.

A Princesa Guerreira tinha colocado a confiança da vida de Eve nas mãos dele. E já que a mãe tinha ‘morrido’ ele deveria ter assumido este papel na vida dela. Porém, o que ele fez foi mandar a garota para o campo de batalha. Não mostra isso na série, mas na primeira conversa de Xena com Otávio, depois que ela acorda no gelo e ele agora é Imperador de Roma, deixa bem claro que essa foi a decisão que ele tomou.

Otávio tapou os olhos para a formação de uma pessoa que poderia ser bem diferente se não fosse apresentada a guerra para, a agora, Livia. Ele praticamente forjou a Vadia de Roma. Ainda permitiu que ela caçasse os seguidores de Eli sob o manto do exército romano, mesmo tendo convivido um tempo com Xena e Gabrielle e sabendo do apoio delas pela religião do amor.

Claro que para todas as pessoas há escolha, Livia podia escolher não seguir aquilo. Mas ela é humana, e quando um lado lhe é mostrado, as coisas tendem a cair para esse lado. Ela pode ter sido fraca em ser seduzida pelo lado sombrio e podre, pela guerra e pela maldade, mas ela nunca teve ninguém que a apoiasse a seguir outro caminho, ou que te desse o amor de mãe e de família que ela tinha perdido ainda criança.

Até a própria Xena precisou de Hércules, e principalmente Gabrielle, para deixar seu passado cheio de pecados e erros para trás.

Não a inocento das diversas mortes e vidas perdidas e arruinadas que ela causou em sua vida, mas enxergo Livia como um produto daquele meio que ela vivia. E experimente passar 25 anos sabendo que o mundo é X e vier uma mulher ‘ressuscitada’ e dizer que é Y, é tudo diferente.

Não é que ela tenha rejeitado o amor da mãe que havia enfim aparecido. Mas dentro da cabeça dela estava tão enraizada a idéia de fazer tudo por Roma, como se Roma fosse sua mãe, que seria mais complicado mudar a cabeça de uma guerreira assim.

Além de tudo isso, ela estava sob influência constante de Ares, o Deus da Guerra, que a via como um objeto e a tratava como tal. O amor familiar que ela não tinha fora substituído por um amor distorcido, que era apenas paixão inflamada pela guerra, pelas mortes e pelo sangue derramado que unia Ares a Livia. Isso a confundira ainda mais, criando assim a famosa Vadia de Roma.

 

Seduzida pela Guerra: o caminho da guerreira estaria traçado para sempre?

E no final das contas, quando nenhum recurso humano era possível para a salvação dessa mulher, eis que aparece a luz divina e abre os olhos para que Livia enxergue a verdade. Para alguns foi uma redenção tosca e repentina da personagem, mas isso me lembra aqueles personagens bíblicos que se arrependem dos seus pecados e passam a seguir Jesus. É mais ou menos isso que acontece com ela. Após cometer tantos pecados de guerra, passar uma vida inteira enviando a mensagem do amor já é o bastante.

Sendo assim, enxergo Livia como uma sucessão de erros e acasos do destino, já que sua vida estava nas mãos de outras pessoas antes mesmo de ser capaz de pensar por si só. Já imaginaram como teria sido diferente se Joxer tivesse ficado com a criança e cuidado dela? Ela o mataria? Ela se tornaria aliada de Ares? O Crepúsculo ainda iria acontecer?

 

O encontro decisivo

Tudo estava nas mãos do destino, um destino cruel que corrompeu a alma de uma criança inocente para criar uma bitch, tudo isso para um dia ela vir a destruir a ordem olimpiana. Um mero instrumento humano nas mãos de outras da sua raça e de energias muito superiores.

This is it! Por esse mês ficaremos por aqui. Editora desculpe a demora, pode me tacar de agiel, descarregue sua raiva em mim. Leitores desculpem minha falta de inspiração.

Mas não percam a esperança. Próximo mês não percam a esperança… ela é a última que morre. Em alguns casos, infelizmente… E também teremos uma participação especial, alguém que irá meter o chakram na Vadia de Roma e dizer por que ela é culpada em um artigo especial para a coluna. Até mais xenites!

 

 

One Comment

  • Mára

    Prezado Doutor, alguns pontos que VS talvez inadvertidamente deixou passar:
    1- O senhor realmente estava não só falando de UMA amazona mas de uma PRINCESA amazona. 2- Otávio fez de Eve não só uma criança saudável e amada mas uma nobre, honrada e respeitada ROMANA.Futura IMPERATRIZ. 3- Roma era um Império forjado na Guerra e era natural o caminho da guerreira para aquela que estaria ao lado do sucessor de Julio Cesar. Não esqueçamos que o Otávio da série desejava a guerra para levar a prosperidade e estender a lei romana a todo o povo e não para SUA glória pessoal como o “titio” César. 4- O Vadia corre por conta dos derrotados ou por conta de quem não gosta do “esporte” em que Afrodite é a principal jogadora.5- E vamos falar sério… a coitadinha da Livia tinha o carma da Callisto nas veias… uma psicohistória que talvez Ares tenha feito ressurgir de alguma forma sem querer ou saber. Ela realmente não podia “escolher nao fazer aqueles erros” porque não eram erros. Pela luz da sociedade que a formou , pela luz de tudo que era sarado ela estava fazendo o melhor para Roma, estava sendo honrada, estava sendo patriota, estava arriscando sua própria vida para grandeza de sua pátria a cada golpe de espada, ia na frente na linha de batalha era uma lutadora e não alguma menina emproada que vivia dos impostos e sangue dos soldados. Ela era filha de Roma e agia de acordo mesmo ao matar Joxer ela estava apenas servindo aos propósitos para o qual fora criada. Quando “Eli” interferiu e fez que ela se lembrasse e sentisse amor filial e buscasse ser sua mensageira passou a dedicar inteiramente sua vida a esta nova missão e com o mesmo ímpeto desempenhou este novo papel. Note-se que mesmo aí Roma respeitou seus desejos e Otávio não perseguiu os seguidores de Eli, vemos ele enviando um destacamento de soldados para proteger Eve/Livia no território amazona e por conta deste carinho que ele tinha por Livia os seguidores de Eli foram protegidos pois não consta que foram perseguidos dali pra frente em seu reinado.Eu considero LIVIA INOCENTE POIS SEGUNDO AS LEIS DE SEU POVO ESTAVA CERTA. Mas as Amazonas eram um povo a parte e se dermos a elas o direito de fazr um julgamento acredito que podemos ficar com o JULGAMENTO realizado na lei amazona. LIVIA seja condenada para que EVE possa viver. Livia e Roma e Ares e Morte e Escravidão e Assassinatos e Destruição e Guerra e Burrice [se os Deuses não tivessem ido atras da Xena a profecia não teria se cumprido , mas era daqueles casos que saber o futuro é o que desencadearia o processo que o causaria né ]. Gostei do Artigo Dr, mas acho que foi uma perspectiva de nossa moral e época e não do ponto de vista dos tempos da série. Parabéns pela escolha .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *