Artigos

2 minutes readOS SINOS

Reader Mode Text to speech

 

 

 

Por quem os sinos dobram, episódio 16 temporada 2 é  quando Xena deixa Gabrielle sozinha e vai atender a um pedido do rei Ata, precisando viajar rápido em Argo e entre as duas fica o diálogo de que Gabrielle saberá dar conta se algo aparecer nos próximos três dias.

Por uma aposta com Cupido, Afrodite encanta  Joxer e a cada toque de sino ele adquire incríveis habilidades guerreiras e galanteadoras (quase como Autolicus) , ou perde estas habilidades , voltando a ser o Joxer que conhecemos. Agrega-se a isso  uma quase automática veneração dele por parte das mulheres no entorno.

Gabrielle conhece Cupido e Afrodite em seu templo e surpreendentemente Joxer reconhece a deusa do amor. Astutamente a barda usa o amor de Afrodite por seu templo para chantageá-la e fazer que retire o encantamento de Joxer.Até Gabrielle cai atraída pela incrível personalidade deste Joxer lutador e charmoso , sendo beijada por  seu encantador  amigo e saindo do transe dando uns tapas no próprio rosto e declarando ser assustador.

No final do episódio tudo se esclarece e Joxer toma uma ducha fria de realidade, caindo em si que a natural falta de habilidade é sua verdadeira natureza e é aí que encontramos a grande pérola do episódio:  “Os deuses não podem nos dar nada que não esteja em nossos corações” – Xena.

 

 

 

Se isso é um fato ou se Xena inventou para animar o “Poderoso” não faz diferença, porque é verdadeiro o conceito. Somente podemos estabelecer relações com o mundo baseados em nossas percepções e os sentimentos são a parte atuante delas.

O caráter, a índole, a tendência vai sendo formada no ser humano e as crenças e a moral são moldadas dentro da sociedade em que vivemos. Joxer sempre se mostrou capaz de muitas coisas maravilhosas e mesmo não tendo habilidades tinha a alma de um guerreiro, sabia estar do lado correto da força.

Também temos momentos em que os sinos dobram e revelamos forças e capacidades ignoradas no dia a dia. Cuidando de quem amamos, dobrando turnos no trabalho, dedicando um grau a mais de foco nos estudos – os  TCCs que o digam.

O importante é descobrirmos em nossa vida, por quem os sinos dobram.

3 Comments

  • Chapo

    uaaaaaaaaaaal. Mew, escreva mais pra RX. ADOREI o artigo. E faço das palavras do Robson as minhas, ignoramos um episódio que vc acabou de transformar em um belissimo artigo!
    Parabéns de verdade.
    E ja encontrei também alguem por quem meus sinos dobram e desdobram e redobram

  • Alê Chmiel

    Meus sinos dobraram por seu texto! Esta revista está sedenta de colunistas como tu! Sabe que nem lembro direito deste episódio? Deve ser mesmo um capítulo menosprezado pelo povão… enfim, belas palavras!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *