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5 - 6 minutes readLucy Lawless: Como Xena se tornou a diretora mais gata do Sundance Festival.

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A imagem é uma composição visual que apresenta duas figuras femininas importantes em um fundo rosa. Na bolha à esquerda, vemos uma mulher com uma câmera, que é identificada como Moth, uma cinegrafista de guerra. Esta imagem é em preto e branco e mostra Moth em um ambiente que parece ser um cenário de conflito, indicado pela explosão ao fundo. Na parte maior da composição, à direita, está Lucy Lawless, retratada em cores, segurando um microfone, aparentemente em meio a um discurso ou apresentação. Lucy Lawless é identificada como diretora do filme. A composição cria um diálogo visual entre o trabalho de documentação de Moth e a direção de Lawless.
Foto original da matéria traduzida que pode ser encontrada no mesmo link da entrevista. Photo Illustration by Erin O’Flynn/The Daily Beast/Marc Sagliocco/Courtesy of Sundance Institute

Texto original em inglês de Matthew Jacobs. Postado originalmente aqui e traduzido por Amanda Perbeline.

Há alguns anos, Lucy Lawless recebeu um e-mail que mudou sua vida. Foi enviado por Joe Duran, um ex-cinegrafista da CNN, que entrou em contato com vários tipos de Hollywood para apresentar uma história incrível. Duran perguntou se alguém gostaria de fazer um documentário sobre Margaret Moth, uma amiga e colega de trabalho que passou anos arriscando a vida para capturar zonas de combate no Kuwait, Arábia Saudita, Iraque e Israel. Moth, assim como Lawless, nasceu na Nova Zelândia, e Lawless lembrou do fascínio dos Kiwis quando Moth continuou trabalhando mesmo depois de um tiro de franco-atirador ter despedaçado sua mandíbula durante a Guerra da Bósnia.
Lawless diz que respondeu à mensagem de Duran em 90 segundos, prometendo ajudar na saga dessa intrépida cinegrafista, que se parecia com Joan Jett, a ver a luz do dia. Ela se ofereceu para produzir o filme. Rapidamente percebendo que Lawless entendia a motivação de Moth, Duran sugeriu que ela também dirigisse. “No momento em que recebi aquele e-mail, ele me possuía”, conta Lawless ao The Daily Beast’s Obsessed. “O espírito de Margaret me obrigou a fazer este filme.”

Cerca de dois anos depois, “Never Look Away” está estreando no Festival de Cinema de Sundance, uma instituição na qual Lawless nunca se viu se encaixando. Quase que por acidente, ela forjou uma carreira em ficção científica e fantasia, gêneros que não têm muita presença no principal festival indie da América do Norte. Poucos currículos de atores são menos “Sundance-y” que o de Lawless. Agora, a atriz de 55 anos de “Xena: Princesa Guerreira” e “Battlestar Galactica” está incrivelmente animada com seu novo capítulo. Na manhã da estreia do filme, ela considera este seu melhor ano até agora.
Lawless já havia sido convidada antes para dirigir episódios de Xena e outras séries de TV. Ela nunca se interessou, em parte porque a atuação já parecia o suficiente sem o peso de dirigir o projeto de outra pessoa. Mas suas primeiras conversas com Duran abriram um mundo inteiramente inexplorado, ao mesmo tempo familiar e estranho para Lawless. Moth era seu próprio tipo de princesa guerreira, uma aventureira punk-rock e festeira que se tornou a primeira operadora de câmera da Television New Zealand. Até 1990, ela se mudou para Houston e depois para Dallas, onde conseguiu um emprego na CNN que logo a levou ao coração sombrio da Tempestade no Deserto. Lá, entre tanques e generais e combates horríveis, ela maximizou seu potencial. Como um dos ex-namorados de Moth observa em “Never Look Away”, “A guerra era a droga definitiva”.
A questão que Lawless se propôs a responder era, simplesmente, por quê? O que motivou essa pessoa a se mudar para os Estados Unidos e se implantar em terrenos perigosos repetidamente? Claro, as realidades de crianças inocentes presas em conflitos violentos precisavam ser documentadas. E se não fosse ela, então quem? Mas ainda assim: por que Margaret Moth? Por que alguém que parecia tão cheia de vida, alguém que adorava saltar de paraquedas, usar LSD e manter um círculo de amantes?
Moth morreu de câncer em 2010 e não pode responder a essas perguntas por si mesma. Na visão de Lawless, ela não seria capaz de qualquer forma. Moth, que tingiu seu cabelo loiro e mudou seu sobrenome, inventou uma nova persona como adulta. Ela frequentemente afirmava não se lembrar muito de sua infância, mas as pessoas sentiam uma raiva subjacente nela que tinha que vir de algum lugar. A Margaret Moth que vemos no filme é uma espécie de personagem que ela inventou para escapar das brutalidades que seus pais infligiram. Um dos irmãos de Moth descreve sua mãe como tendo tido olhos que “ficavam pretos como um

demônio”.

Ao fazer o filme, Lawless entendeu que a verdade é um agregado. Quando alguém esconde partes de si mesmo, não é mais um narrador confiável. A Margaret Moth de “Never Look Away” é a soma total do que seus amigos, colegas e parentes viram. Somadas, as entrevistas do filme apresentam um retrato mais completo de Moth do que ela mesma poderia oferecer sobre si. Quando ela e a jornalista Christiane Amanpour passaram o verão de 1992 em Sarajevo, onde atiradores na chamada “Sniper Alley” disparavam implacavelmente, a lesão que Moth sofreu tirou parte de sua língua e sua capacidade de falar claramente. Mas não tirou sua determinação: após uma recuperação difícil, Moth continuou a trabalhar em zonas de guerra. Essa biografia por si só ajuda a explicar a bomba-relógio dentro dela. Renunciar ao seu ardor seria um destino pior que a morte.
Lawless e sua equipe recriaram a cena do ferimento de Moth usando um grande diorama feito em colaboração com a Wētā Workshop, a empresa de efeitos especiais da Nova Zelândia cujos créditos incluem “O Senhor dos Anéis” e “Duna”. Durante esse processo, Lawless aprendeu o que significa construir um estilo visual para um filme. Misturando filmagens viscerais de guerra, fotografias, filmes caseiros que várias fontes emprestaram, entrevistas de TV que Moth deu após ser baleada e recriações, Lawless construiu um perfil confiante de uma iconoclasta.
“Eu fiz isso para que os neozelandeses conhecessem a pessoa famosa menos conhecida, que era apenas um personagem ultrajante e excepcional”, ela diz. “Eu também queria honrar sua profissão.”

Isso, ela espera, é o começo de um novo capítulo: Lucy Lawless, diretora. De olho em um longa-metragem roteirizado a seguir, ela está trabalhando com um escritor em ascensão e buscando possíveis romances para adaptar. Após tantos papéis icônicos em gêneros de grande destaque, ela está pronta para se concentrar em pessoas comuns. E antes mesmo do filme ter sido exibido em Sundance, ela parecia estar maravilhada com a resposta que recebeu. “Eu confio que se me emociona, vai emocionar você — mas tudo o que você pode fazer como artista é agradar a si mesmo”, ela diz. “Se você está se esforçando para a aprovação de outra pessoa, está ferrado. Estou absolutamente pasma, porém. As pessoas parecem estar gostando disso. Estou tão encantada. É mais do que eu jamais sonhei.”

 

Nota da tradutora.
Never Look Away pode ser encontrado na plataforma MUBI e a entrevista que acompanha este post pode ser vista aqui. 🙂

 

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