Artigos

2 - 3 minutes read[Tradução] Tradução do Roteiro Piloto do Reboot de Xena

Reader Mode Text to speech

Algumas considerações

O texto contido no PDF a seguir é um script de piloto, portanto, um texto bastante técnico, cheio de detalhes e marcações de cena, sobre o que o escritor queria realçar. Era o script apresentado para o estúdio NBC em 2016 com a ideia geral da série, para que a partir dali, fosse decidido ou não pela produção do Reboot. Com o cancelamento do Reboot em 2017, o próprio Javier Marxuach Grillo disponibilizou o script para o público, e o original pode ser conferido NESSE LINK.

Existem alguns rumores, que aqui vamos chamar de rumores OU por carecerem de uma confirmação mais oficial OU por mostrarem apenas a versão de um dos envolvidos que sabemos sobre o Reboot.

1-  NBC e Tapert teriam feito um acordo para lançar o Reboot, e Tapert teria contratado Javier Marxuach Grillo pra escrever esse piloto.  

Comentário meu: Com tantos bons roteiristas da época da série, procurar um que nunca havia trabalhado com a personagem ou entendido sobre o assunto, parece um tiro no pé. Mas talvez pudesse se justificar por querer tentar trazer de fato um “ar fresco” para a produção, por se tratar de um Reboot e não se apoiar muito no que já se estabeleu, OU no fato de Javier ser um roteirista “famosinho” naquele momento por ser o ShowRunner de The 100, o que poderia chamar atenção da indústria.

2- A NBC teria curtido bastante a ideia delineada por Javier, mas Tapert acabou perdendo o interesse. Esse fato teria sido dado a entender por Javier em alguns tweets e em alguns trechos de podcasts que participou na época. Ele também teria dado a entender que nunca mais gostaria de trabalhar com Tapert.

Comentário meu: existem algumas teorias do público geral que um dos motivos da perda de interesse possa ter sido motivado por outro evento paralelo às negociações do Reboot. Na época, Javier era showrunner de The 100, e foi o responsável pela decisão de matar uma personagem sáfica muito adorada pelo público, mesmo tendo afirmado anteriormente que o casal sáfico presente na série teria um final feliz. Na época, houve um levante de fãs no twitter e em outras redes sociais falando contra o tropo “Bury Your Lesbians” / “Bury Your Gays”, que vinha sendo um problema recorrente na indústria (personagens sáficas sempre serem mortas de uma maneira estúpida). A imagem de Javier, na época, acabou deteriorando muito, em parte por causa do seu “erro” em The 100, em parte porque ele havia dito que “Xena e Gabrielle seriam abertamente gays no reboot e teriam um final feliz garantido”, a mesma garantia que ele havia dado sobre Clarke e Lexa na outra série, ou seja, quase ninguém engoliu.


 

Download da tradução do Script Piloto

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *