Episódios

4 - 6 minutes readOne Against An Army

Reader Mode Text to speech


Por Natasha T. dos Santos

Olá Xenítes, cá estou eu, como havia prometido para falar sobre algum episódio, minha cara colega Thalita passou a “palavra” para mim esse mês, e estou eu aqui a falar de um dos episódios mais queridos, se não O Mais Querido pelos Xenítes de toda a parte…..Sem mais enrolações, estou para falar de 3×13- One against an Army.
Nesse episódio, Gabrielle leva uma Flechada envenenada por ter voltado para avisar o soldado “espartano” a lutar ou correr por sua vida, mas na verdade ele era um espião da Persia. 
Gabrielle fica Muito ferida e correndo risco de Morte, enquanto Xena cuida de Gabrielle também tem que dar um jeito de deter todo o exército Persa. 
Um dos pontos principais desse episódio que encanta e fascina tantos Xenítes, é a Harmonia, a preocupação, o Amor e Amizade que Xena demonstra ao lidar com Gabrielle, envenenada, bem doente, correndo risco de Morte. 
(Enquanto Xena se prepara para deixar Atenas em busca do antídoto para Gabrielle…) 
Xena: Não vou deixar você morrer… Ainda posso te levar para Tessália e conseguir o antídoto!! 
Gabrielle: E então o que? O que acontece com Atenas? Pra que terá valido a minha vida?
Xena: (para Gabrielle) Primeiro o PRIMEIRO.
Gabrielle: O primeiro é o bem supremo… VOCÊ me ensinou isso, ensinou- me que na vida há coisas pelo que vale a pena morrer.
Gabrielle: (Continuando)… Coisas que guardam um significado maior que a nossa própria existência.
Xena: Não a SUA existência.
Gabrielle: Por que? Por que sou sua “Amiga”?
Xena: SIM.
Gabrielle: Bem, então honre a minha memória.

Nesse episódio podemos ver o quanto Gabrielle  é importante na vida de Xena, a ponto de ela querer deixar uma batalha para salvar a sua vida, a vida de sua “Melhor Amiga” e alma-gêmea, e também o quanto uma significa para a outra.
Xena: Agora minha responsabilidade é você.
Gabrielle: Não.
Xena: Não discuta comigo.
Gabrielle: Não discuta comigo Você!… Sei que vou morrer, e aceito isso, por que você não?
Gabrielle: (Continuando) Há muito tempo atrás, eu aceitei as conseqüências de nossas vidas juntas. Sabia que isso um dia iria acontecer.

Vejamos nesse Maravilhoso e Emocionante episódio também, o Amor e a  Amizade de Xena e Gabrielle que vai além das fronteiras “mundanas”, de palavras, dos riscos de vida e que nem a Própria Morte consegue vencer ou separar.
Xena: Se este for o nosso destino, enfrentaremos juntas.
Xena: Mesmo na Morte, Gabrielle… Eu NUNCA te deixarei!! 
(olhando para os olhos de Gabrielle e entrelaçando os dedos)

E mais palavras tocantes de Xena para Gabrielle….
Xenítes, falem se esse episódio não é lindo

emocionante? É PERFEITO.
A relação de Amizade e sinceridade de Xena e Gabrielle está toda exposta nesse episódio.
Gabrielle: Não posso ser de nenhuma ajuda para você, então, por favor, só e atrapalho.
Xena: Mas você é minha inspiração Gabrielle.
Xena: (Continuando) Quando procuro dentro de mim e faço coisas pelo qual não sou capaz, é por você… Já não sabia disso??
(Ambas se olham com olhar de ternura e carinho)
Xena: Enfrentaremos isso juntas, certo??

Mais Lindo que esse episódio não há… 
Como uma “Amizade” pode ser tão P.E.R.F.E.I.T.A? É, pergunte a Xena e Gabrielle, pois elas tinham a “fórmula da Felicidade”. 
E se para você aí do outro lado da tela, acha que a Amizade delas não era Perfeita, lhe pergunto então humildemente o que é realmente a Perfeição (?)
Para mim a Perfeição é algo tão lindo, tocante e profundo que não tem explicação, e é assim que éra a Amizade de Xena e Gabrielle, algo inexplicável totalmente mágico.
Xena: (para Gabrielle) Tudo o que eu quero é estar Contigo, é minha Melhor Amiga, minha família. Eu te Amo Gabrielle.
Gabrielle:  Eu te Amo, Xena. 
Xena ainda escondida com Gabrielle numa espécie de Ármazem, decide enfrentar a cavalaria persa ali mesmo, com algumas armadilhas, Ação, coragem e é claro de olho em sua amiga muito doente.
Gabrielle tem uma visão de que Xena seria Morta com um corte na garganta, e avisa Xena, ela se lembra da visão de Gabrielle, se esquiva e desarma o guarda Persa que iria lhe tirar a vida…e por isso Gabrielle de uma certa forma ajuda  a “salvar” a vida de sua alma-gêmea, Xena.
No começo do episódio, o mesmo falso Espartano, invés de buscar ajuda, vem com todo o exército persa (o que Xena já sabia), e assim o que resta a ela é entrar em combate e lutar bravamente contra todos.
Xena dá uma flechada com Veneno, igualmente a o que ele “fez” Gabrielle levar, o traidor da Pérsia…..
Ele tinha o soro para se curar, Xena viu e tomou de suas mãos o frasco contendo a última chance de Gabrielle a sobreviver.
Xena vendo Gabrielle quase sem vida, coloca um pouco de soro em suas mãos e coloca na boca de Gabrielle.
Xena: (para Gabrielle) Pode me ouvir?
Gabrielle: Estamos Mortas?
Xena: Não!! (com um sorriso de alívio no rosto)

E Gabrielle acaba ficando bem, e recuperando- se aos poucos, o episódio termina em um clima de alívio misturado com cansaço e um pouco de humor.
Gabrielle: Xena, quando chegarmos em Tessália, você me deve um par de botas. 
Conclusão: Episódio que mostra – Total Emoção, o Amor e Amizade entre Xena e Gabrielle, a Persistência de Xena quanto a vida de Gabrielle ser tão importante quanto a sua, e o carinho e a ternura de uma lidar com a outra.

Terminamos aqui minha “analise” sobre One against an Army, um dos episódios mais marcantes da série Xena- Warrior Princess.
Thanks: Para Thalita, por ter aberto um “espaço” para a minha pessoa escrever nesta coluna esse mês sobre algum episódio.

Espero que tenham gostado da minha análise, Abraços Xenísticos e até a próxima Xenítes. (Natasha Lee – Signo Xeníte & Colunista)

One Comment

  • Mára

    Como assim Xena ensinou que existem coisas pelas quais vale a pena morrer??? Não é isso que Gabrielle fala sobre o amor em Fates Colide? O que eu mais amo neste episódio é a maturidade de Gabrielle. Aceitar as consequencias da vida na estrada… no caminho. O que não gosto é não ter sido bem construído isso de o exército persa “precisar entrar naquele armazém”. Deviam ter feito numa caverna próxima à uma passagem estreita que é a verdade das Termópilas onde o Exército espartano deteu o exército persa milis e milis de homens contra 300 (mais os atenienses atrás). Num consigo entender os persas não terem dado a volta na tal camana e posto fogo com elas dentro trancando as saídas com flechas. Único erro de roteiro na minha opinião. Muito bom artigo, me levou pro episódio. Parabéns

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *